sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

29 de janeiro - Visita ao Ecoparque

A visita de estudo é mais do que um passeio, constitui uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona o desenvolvimento e facilita a sociabilidade.
Um dos objectivos das novas metodologias de ensino-aprendizagem é, precisamente, promover a interligação entre teoria e prática.
Não há melhor forma de conhecer o mundo do que usufruir dele. Assim, esta visita tem como intuito o conhecimento da realidade que nos é mais próxima, para que o nosso papel seja mais ativo e construtivo.A partida para esta "visita experiência" fez-se por volta das 9:30 com o objetivo de circundar o perímetro do ecoparque do relvão e as empresas lá sediadas.  Vários alunos relembraram os tempos em que naquela área trabalharam arduamente, de sol a sol.


Visita ao Centro integrado de recuperação, valorização e eliminação de resíduos - SISAV
Atenciosamente recebidos pela Engª. Catarina Louro, que nos brindou com uma apresentação da empresa e visualização dum filme institucional, compreendemos um pouco melhor o papel desta empresa no tratamento dos resíduos. Cumprindo as regras de segurança da empresa fomos devidamente equipados com capacete e colete reflector visitar as diversas unidades de tratamento. Terminada  a visita os alunos receberam uma lembrança da empresa.


Visita à Associação de Gestão e Tratamento de Resíduos do Médio Tejo - Resitejo
Recebidos pelo Administrador Delegado da Resitejo Diamantino Duarte e pelo Eng. Filipe Melo, fomos também agraciados com a presença do Presidente Paulo Queimado que aproveitou para fazer uma breve introdução acerca da importância da Resitejo. De seguida alguns alunos aproveitaram a oportunidade e deram sugestões quanto à localização de alguns eco pontos na Carregueira, bem como sugestões para sinalização de anomalias face à recolha.
  3 R's ( Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e SUSTENTABILIDADE foram as palavras em destaque.
Após o almoço que foi gentilmente oferecido pela Resitejo a visita continuou pelas diversas áreas de triagem, plásticos, pilhas, cartão, entre outras, sendo a visita sempre acompanhada pelas explicações do eng Filipe Melo. 
Por fim, visitámos a mais recente unidade da Resitejo-  Unidade de tratamento mecânico e biológico que foi inaugurada em julho do passado ano. 
Para finalizar foram oferecidos aos visitantes sacos de separação de resíduos, e um pilhão.
No regresso para a Academia ainda houve tempo para cantarmos os parabéns ao aluno Manuel José Silva que completava 70 anos.




28 de Janeiro - Bordados, Francês, Mobilidade, Teatro

28 de Janeiro

Esta quarta feira começou com 2 horas de bordados na companhia da Formadora Maria do Rosário.Cada aluna está a desenvolver uma tipologia de trabalho (ponto em cruz, picós/picot,renda)



O período da tarde começou com uma aula de Francês, onde a Formadora Patrícia deu como matéria "conversação básica" e o verbo "avoir", neste momento os nossos alunos já sabem apresentar-se e cumprimentar-se.



Mobilidade foi a unidade curricular que se seguiu, a formadora Anabela Leonardo  e os nossos académicos  animaram-se durante  cerca de uma hora no espaço polivalente da freguesia.




E porque à quarta feira o dia de aulas acaba mais tarde, a formadora Carla Vaz assumiu outro papel e deu a aula de teatro, onde foi lido o texto da peça a representar em março.   O texto a encenar é da autoria da Formadora Ângela. 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

22 janeiro

 A primeira aula do dia foi Matemática, leccionada pela Ana Cristina onde foram dados exercícios de raciocínio lógica tais como:
  • 100 pessoas,
  • charada da arca,
  •  onde foi parar  1€ e soma absurda, 
 Nestas sessões os alunos participam imenso e estimulam o seu raciocínio de forma bastante divertida.

De seguida  Francês, leccionada pela Formadora Patrícia, onde foi trabalhada a oralidade , das formas de apresentação individual " Je suis" e os adjectivos .


Nos dois tempos da tarde, houve a disciplina de Manualidades lecionada pela Formadora Isabel. As alunas estão a aprender a fazer trabalhos em Arraiolos, com Eva, bem como  Pintura e Velas. 

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

21 janeiro

Às 10 horas começou o dia na Academia Sénior com a aula de Português
  
leccionada pela Formadora Carina, estiveram presentes os 15 alunos inscritos. Nesta sessão foram abordadas  as palavras primitivas e conjunto de palavras. Ainda houve tempo para fazer a leitura de um texto e alguns exercícios gramaticais.

De seguida os alunos que frequentam a aula de Cidadania (16), tiveram uma aula em em que a Formadora Ângela através do poema "lágrima da preta" lançou a discussão sobre a temática do Racismo e do Terrorismo. 


 

O período da tarde foi bastante animado com a aula de mobilidade leccionada pela Formadora Anabela , na qual temos 27 alunos inscritos.
Esta semana a aula teve  a duração de 1 hora e 30 minutos  e foi composta por duas partes. Na primeira parte foi testada a coordenação motora dos alunos através de exercícios de papel e caneta; Na segunda parte, a componente física em que foram feitos exercícios de coordenação e de relaxamento.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Uma semana cheia de atividades


A Semana dos alunos da Academia Sénior começa às segundas feiras por volta das 9.30 com o transporte para ir para as Piscinas Municipais e frequentar a aula de hidroginástica. 

Na aula do dia 19 estiveram presentes 19 alunos e fizeram  exercícios de equilíbrio e de coordenação.  Foram também feitos alguns exercício de iniciação à natação como a respiração.

O  período da  tarde tem inicio pelas 14 horas e  os 30 alunos inscritos na aula de informática, divididos por dois turnos,   aprenderam com a Formadora Ana Cristina como abrir, guardar e encerrar documentos, fazer print screen e encerrar correctamente o computador.







O que é, para mim, a Academia Sénior?

Para mim foi uma coisa muito interessante porque eu tenho muita dificuldade em escrever 

sem erros, porque tirei a quarta classe em França. Eu dou muitos erros e gostava de me 

aperfeiçoar na escrita, já não sou nova nem vou escrever um livro mas gostava de escrever 

direito. Tenho 80 anos mas o aprender é sempre bom e importante.


Sofia Arrenega

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O que é, para mim, a Academia Sénior?

É uma boa oportunidade que todos temos para aprender todas as coisas que nós ao longo 

dos tempos temos vindo a esquecer e agora estamos a relembrar todo o perdido.

Espero que a pouco e pouco isto vá para a frente, que eu estou a gostar muito de aprender 

e também das minhas monitoras.


Susana Frade

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O que é, para mim, a Academia Sénior?

Para mim a Academia Sénior, para além de ser educativa, é um meio de me interagir mais

com outras pessoas, que de outro modo não seria possível.

A Academia para mim é igualmente útil para a aprendizagem, descontração e porque não 

lazer e recordar matérias dadas há vários anos.

Por tudo o que disse, agradeço a quem teve e desenvolveu esta ideia.


Maria Rosete

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Português e o Acordo ortográfico

A formadora Ângela abordou o último acordo ortográfico com ficha de trabalho sobre o mesmo, a ficha contém pequenas explicações e exercícios






quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O que é, para mim, a Academia Sénior?

Academia Sénior é para mim uma coisa boa, onde aprendemos alguma coisa, que nós já 

esquecemos. Todas as disciplinas são boas. Temos convívio, até as horas passam mais 

depressa.


Maria do Rosário Freire

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O que é, para mim, a Academia Sénior?

É bom para aprender algumas coisas, poucas porque a minha idade não dá para mais, para 

passar o tempo e fazer ginástica, que gosto muito e para distrair o cérebro e passar o 

tempo, que estou muito fechada em casa e para conviver com as pessoas, conversar e rir, 

que faz bem.


Maria Alice Anjos