segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Semana VIII- 23 a 27 de Novembro

Esta semana decorreu com muita serenidade, companheirismo e com grande sentido de partilha e solidariedade.
Os nossos universitários, formadores e alguns colaboradores da nossa Junta de Freguesia estão a participar numa atividade conjunta em favor dos mais pequenos cá da terra.
Não podemos revelar...agora... mas podemos adiantar que tem muita cor, trabalho, imaginação, entreajuda e solidariedade.  
Quando nos empenhamos numa tarefa, 50% dessa tarefa já foi conseguida.
 É com empenho que frequentamos os módulos da nossa Universidade. Esta semana brincamos com a Matemática, dançamos com a Música e Movimento, rimos em TIC, saltamos em Mobilidade, deslizamos na água da hidroginástica, conversamos nas Oficinas, contamos novidades nas Rendas e Bordados, corrigimo-nos no Português, informamo-nos na História e Património e falamos em Inglês.      
Nas aulas assistimos não só a partilha de conhecimento mas também a relações de amizade e principalmente a uma partilha de objetivos que nos torna, independentemente de ser explicito ou não, COMPANHEIROS!
Mesmo sem nos apercebermos as dádivas são diárias, mesmo quando não temos paciência. Dar e receber, mesmo um simples olhar, pode transformar um dia sombrio num dia soalheiro. Pode iluminar a nossa capacidade de superação, a nossa resiliência, e percebemos que conseguimos derrubar algumas das nossas adversidades.
Por vezes se algum colega chega com um ar mais tristonho, ou uma atitude mais "refilona" (que parece que tem vontade de embirrar com alguém), temos que nos ver refletidos na imagem dele. 
Todos os nossos dias são diferentes, com sol, com frio, com nevoeiro, com chuva, mas não nos devemos esquecer que "Desde que tenhamos um motivo importante e nobre por que viver, a vida, em nós mobiliza-se e descobre como viver". (Viktor Frankl)
A nós, como companheiros, é nosso dever ajudar e compreender aqueles que nos acompanham nesta caminhada diária.
 Respeito, compreensão e principalmente tentar perceber e colocarmo-nos na posição em que o outro se encontra, tentar sentir o que o outro está a sentir, chamamos a isto ser-se empático, ter empatia. 
Se conseguirmos ter a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, mais facilmente conseguimos compreender o seu comportamento em certas circunstâncias e até mesmo as suas atitudes. 


"Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele"(Carl Rogers)

"A maior expressão de empatia é sermos compreensivos com alguém de quem não gostamos".(Mark W. Baker)


Companheiros Universitários vamos todos continuar a cultivar a nossa RESILIÊNCIA e a nossa EMPATIA!





Sem comentários:

Enviar um comentário